quarta-feira, 3 de maio de 2017

O QUE É?

A psicopedagogia é um campo do saber que faz um diálogo entre educação e saúde. Ela tem como objetivo compreender os processos de aprendizagem, normais e patológicos, considerando a influência da família, da escola e da sociedade. Neste sentido, ela possui uma práxis comprometida com a melhoria das condições de aprendizagem.

"A intervenção do psicopedagogo pode se dar tanto na escola, por isso o nome Psicopedagogia institucional com caráter preventivo, quanto na clínica com caráter terapêutico" (VERCELLI, 2012).
Na atuação clínica, o psicopedagogo atuará no sentido de minimizar o impacto que os transtornos de aprendizagem podem gerar na vida escolar dos alunos, afim de resgatar a autoestima perdida e ajudar a reconhecer as potencialidades. A atuação clínica é realizada em centros de saúde ou em clínicas particulares, desenvolvidas individualmente.
No contexto escolar, o profissional atua com o objetivo de prevenir as dificuldades de aprendizagem. É importante salientar que este profissional deve: auxiliar o professor e demais profissionais nas questões pedagógicas e psicopedagógicas; orientar os pais; colaborar com a direção para que haja um bom entrosamento entre todos os integrantes da instituição e, principalmente, ajudar o aluno que esteja sofrendo, qualquer que seja a causa. Nesse caso, ele deve orientar o professor a fim de encontrar a melhor forma de ajudar a criança que apresenta dificuldade de aprendizagem. Se houver necessidade ele irá, junto com a equipe escolar, encaminhar a criança para outros profissionais tais como: psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista.
Neste sentido, o psicopedagogo que atua no âmbito escolar deve promover a inclusão, incentivando práticas que promovam a educação de qualidade para todos.


Referência:

VERCELLI, L. C. A. O trabalho do psicopedagogo institucional. Revista Espaço Acadêmico: Abril/2017.

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