A
psicopedagogia é um campo do saber que faz um diálogo entre educação e saúde.
Ela tem como objetivo compreender os processos de aprendizagem, normais e
patológicos, considerando a influência da família, da escola e da sociedade.
Neste sentido, ela possui uma práxis comprometida com a melhoria das condições
de aprendizagem.
"A intervenção do psicopedagogo pode se dar tanto na escola,
por isso o nome Psicopedagogia institucional com caráter preventivo, quanto na
clínica com caráter terapêutico" (VERCELLI, 2012).
Na atuação clínica, o psicopedagogo atuará no sentido de minimizar
o impacto que os transtornos de aprendizagem podem gerar na vida escolar dos
alunos, afim de resgatar a autoestima perdida e ajudar a reconhecer as
potencialidades. A atuação clínica é realizada em centros de saúde ou em
clínicas particulares, desenvolvidas individualmente.
No contexto escolar, o profissional atua com o objetivo de
prevenir as dificuldades de aprendizagem. É importante salientar que este
profissional deve: auxiliar o professor e demais profissionais nas questões
pedagógicas e psicopedagógicas; orientar os pais; colaborar com a direção para
que haja um bom entrosamento entre todos os integrantes da instituição e,
principalmente, ajudar o aluno que esteja sofrendo, qualquer que seja a causa.
Nesse caso, ele deve orientar o professor a fim de encontrar a melhor forma de
ajudar a criança que apresenta dificuldade de aprendizagem. Se houver
necessidade ele irá, junto com a equipe escolar, encaminhar a criança para
outros profissionais tais como: psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista.
Neste sentido, o psicopedagogo que atua no âmbito escolar deve
promover a inclusão, incentivando práticas que promovam a educação de qualidade
para todos.
Referência:
VERCELLI, L. C. A. O trabalho do psicopedagogo institucional. Revista Espaço Acadêmico: Abril/2017.
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